ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços públicos digitais.


acessibilidade.gov.pt

Divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

mosaico.gov.pt

Recursos, ferramentas e boas práticas para melhorar a experiência de utilização dos serviços públicos digitais.

selo.usabilidade.gov.pt

Selo de excelência que premeia as boas práticas de acessibilidade e usabilidade nos sítios Web dos serviços públicos digitais.

selo.usabilidade.gov.pt

Menu

O sítio para a divulgação do Selo de excelência que premeia as boas práticas de acessibilidade e usabilidade nos sítios Web dos serviços públicos.

A adoção das Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) do World Wide Web Consortium (W3C) pela Administração Pública Portuguesa remonta a 26 de agosto de 1999. 24 anos depois, o tema ainda é uma preocupação do Governo Português.

Para além de já ser obrigatório desde junho de 2020 que todos os sítios Web e todas as aplicações móveis cumpram os requisitos de acessibilidade constantes do DL n.º 83/2018, o Governo traça mais um objetivo:

“Até 2026, 90% dos sítios Web e das aplicações móveis têm de ter o Selo de Usabilidade e Acessibilidade afixado na primeira página”.

Plano “Serviços Públicos Inclusivos”

Saiba tudo o que tem de fazer, aqui no sítio Web do Selo de Usabilidade e Acessibilidade.

metas selo para 2023 (15%), 2024 (45%), 2025 (67%) e 2026 (90%)
Gráfico: Metas do Plano de Serviços Públicos Inclusivos para o Selo de Usabilidade e Acessibilidade