ecossistema
acessibilidade.gov.pt

Os sítios e as ferramentas de apoio à acessibilidade e à usabilidade, para garantir a promoção das boas práticas e melhorar a experiência de utilização dos serviços públicos digitais.


acessibilidade.gov.pt

Divulgação, partilha e promoção das melhores práticas de acessibilidade para conteúdos Web e aplicações móveis.

mosaico.gov.pt

Recursos, ferramentas e boas práticas para melhorar a experiência de utilização dos serviços públicos digitais.

selo.usabilidade.gov.pt

Selo de excelência que premeia as boas práticas de acessibilidade e usabilidade nos sítios Web dos serviços públicos digitais.

selo.usabilidade.gov.pt

Menu

O sítio para a divulgação do Selo de excelência que premeia as boas práticas de acessibilidade e usabilidade nos sítios Web dos serviços públicos.

A Transformação Digital potencia a participação e a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidades em Sociedade. A transformação digital é chave no século 21 e ela é uma das armas mais potentes de inclusão de pessoas como a Patrícia que, por exemplo, não consegue pegar numa simples folha de papel. Em Portugal cerca de 18% da população não consegue executar ações tão simples como esta e o digital apresenta-se-lhes, não como uma via alternativa, mas como a via de acesso a um vasto conjunto de produtos e serviços.

Conheça uma outra dimensão da transformação digital assistindo ao vídeo com o testemunho da Patrícia, 28 anos, bancária de profissão.

90% de sites e apps com Selo em 2026

A adoção das Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) do World Wide Web Consortium (W3C) pela Administração Pública Portuguesa remonta a 26 de agosto de 1999. 24 anos depois, o tema ainda é uma preocupação do Governo Português.

Para além de já ser obrigatório desde 2020 que todos os sítios Web e todas as aplicações móveis cumpram os requisitos de acessibilidade constantes do DL n.º 83/2018, o Governo traça mais um objetivo nas esferas da acessibilidade e da usabilidade.

Transformação Digital

A Transformação Digital potencia a participação e a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidades em Sociedade. A transformação digital é chave no século 21 e ela é uma das armas mais potentes de inclusão de pessoas como a Patrícia que, por exemplo, não consegue pegar numa simples folha de papel. Em Portugal cerca de […]